domingo, 25 de setembro de 2016

PLANTAS DO JARDIM FITOGEOGRÁFICO – ANANAS ANANASSOIDES


Ananas ananassoides - em flores

Quem conhece o Cerrado conhece bem essa planta – ananás, ou abacaxi-do-mato – que é uma bromélia, parente bastante próxima do abacaxi comum. Seu nome é Ananas ananassoides e ocorre em praticamente todo o perímetro do Cerrado. Pode-se dizer que é uma planta indicadora deste Bioma, embora estenda sua ocorrência por outros domínios de natureza: Pantanal, partes da Caatinga e até Chaco.

Na Reserva Particular da Fazenda Ipanema, em Primavera do Leste, estado do Mato Grosso, projeto ligado ao Jardim Fitogeográfico, Ananas ananassoides está presente, nos bem conservados fragmentos de cerrado stricto sensu. No ambiente natural, seus frutos perfumados atraem animais diversos, que devoram a polpa e largam a coroa de folhas, distante da planta-mãe, promovendo assim sua dispersão vegetativa. Esse fenômeno também ocorre nas plantas de ananás do Jardim Fitogeográfico, onde a planta ocupa setor mais seco da floresta recuperada (ver - http://orlandograeff.blogspot.com.br/2016/09/quesnelia-arvensis-bromelia-da-floresta.html).


Os exemplares da coleção vieram de Humaitá, no Amazonas, enviados pelo nosso colaborador Sérgio Basso, há muitos anos, que os encontrou perto de valetas de drenagem agrícola e os remeteu, para cultivo e identificação. Você poderá encontrá-los em flores, ou frutos, em diversas épocas do ano. Mas, no final do inverno e início da primavera, eles são particularmente comuns.

Ananas ananassoides, no cerrado de Serranópolis, em Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário