sábado, 8 de outubro de 2016

PLANTAS DO JARDIM FITOGEOGRÁFICO – BROMÉLIA NEOREGELIA CRUENTA

Acima - Neoregelia cruenta forma “variegata”, presenteada por Pedro Nahoum, nos anos 2000


Outra planta que ficou celebrizada, no boom das bromélias, nos anos 1990, foi Neoregelia cruenta. Bromélia extremamente rústica, em seu ambiente natural – restingas arenosas do Rio de Janeiro – Neoregelia cruenta foi coletada praticamente até sua total extinção, na costa fluminense. Dois fatores estimularam essa medonha pressão, que parece ter vitimado a planta, mais do que muitas outras do mercado paisagístico: o primeiro deles o fato de serem nativas exclusivamente do substrato arenoso, nas bordas das vegetações de restingas, sendo raríssimo encontrá-las de forma epifítica (crescendo nas árvores); o segundo fator, mais decisivo, foi a erradicação dessas restingas arenosas, para urbanização do litoral fluminense.

Nesses habitats, onde ocorriam diversas formas (cultivares) de excepcional beleza, Neoregelia cruenta funcionava como espécie colonizadora da faixa de areia pura, ao redor das manchas de vegetação mais densa: ela crescia, em sol pleno, conquistando o areal quente, deixando o solo “melhorado” para as demais plantas nativas, como clúsias, mirtáceas e uma infinidade de outras espécies, que não aguentavam nascer na areia pura e se beneficiavam da umidade e matéria orgânica deixada pelas bromélias.


Acima – clusiáceas nascem nas bainhas de Neoregelia cruenta “variegata”, no JARDIM FITOGEOGRÁFICO, mostrando o processo que ocorre na natureza das restingas arenosas do litoral. Esses “seedlings” (sementeiras) se desenvolvem e viram arvoretas, que modificam a vegetação.


Assim, coletar Neoregelia cruenta, uma bela planta escultural, de extrema rusticidade, para levá-la para os jardins das casas e prédios, tornava-se tarefa extremamente fácil, prescindindo de subidas em árvores e outros esforços maiores. Os caminhões paravam, ao lado das populações naturais, e se arrancavam quantas plantas fossem necessárias para uma obra jardinocultural, ou mesmo para abastecimento de estoques comerciais. Sobre este assunto, leia a postagem - E SE TODOS FIZESSEM ISSO

Paralelamente, os loteamentos residenciais avançavam, principalmente na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, onde estavam algumas das mais significativas populações de Neoregelia cruenta. Combinava-se, então, a sanha colonizadora da Zona Oeste da Cidade Maravilhosa, com a demanda comercial por bromélias e outras plantas nativas das restingas. O resultado não poderia ser outro e, após a Década de 1990, praticamente nada restara das restingas e, claro, de suas bromélias.

O golpe fatal sobre as espécies nativas de bromélias do Rio de Janeiro sobreveio na primeira metade da Década de 2000, quando se associou, equivocadamente, a severa epidemia de dengue, que se abateu sobre a região, à possibilidade de que elas pudessem servir de criadouro para o Aedes aegypti, mosquito importado transmissor da moléstia. Por mais que tivéssemos comprovado que as bromélias não representavam criadouro preferencial do mosquito (ver postagem - BROMÉLIAS E DENGUE ), através das ações esclarecedoras movidas pela Sociedade Brasileira de Bromélias-SBBr, prevaleceu a quase total erradicação das plantas, nos jardins públicos e privados, o que as levou, definitivamente, ao limiar do desaparecimento.

A dengue acabou se tornando endêmica da cidade, mostrando que os criadouros estavam em outras partes, que não foram alvo prioritário e quase não são vistas as belas Neoregelia cruenta, na Cidade Maravilhosa. Em cultivo, nas mãos de colecionadores conscientes, preservaram-se belos clones desta bromélia, sendo que, na coleção do JARDIM FITOGEOGRÁFICO, há pelo menos quatro belas formas em cultivo, em ajardinamentos que simulam condições outrora existentes nas restingas, juntamente com outras plantas relacionadas.

No norte do estado, existe um Parque Nacional (Restinga de Jurubatiba), onde subsistem algumas populações notáveis, assim como naquilo que ainda resiste ao avanço do homem, na Restinga de Massambaba, entre Saquarema e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.



AcimaNeoregelia cruenta forma “rubra”, no JARDIM FITOGEOGRÁFICO
Abaixo – bela forma de Neoregelia cruenta, com variegação e tonalidade amarelada, com pontas vermelhas e frentes maduras vináceas (centro), vegetando junto à pequena e prolífica Neoregelia paratiensis (frente-direita), no JARDIM FITOGEOGRÁFICO


Nenhum comentário:

Postar um comentário